Ajudamos Pessoas e Empresas a se Protegerem contra Ações Mal Intencionadas no Meio Digital para Minimizar Prejuízos.

Contato

Atendemos remotamente em todo o Brasil

Malware e Outras Ameaças
11 razões para utilizar um bom antivírus

É muito provável que você conheça, ou já tenha ouvido falar, nas soluções antivírus, que, como o próprio nome indica, são responsáveis pela detecção e eliminação de diferentes tipos de malware. O malware, também conhecido como software malicioso, é um termo abrangente que engloba qualquer programa ou código malicioso prejudicial ao computador ou demais sistemas (incluindo os dispositivos mobile).

Entre os malwares mais conhecidos, estão o Adware, Spyware, Trojan, Worms, Ransonware e os já conhecidos vírus. Embora exista um equívoco ao confundir todo tipo de malware como vírus, este último diz respeito aos programas indesejados que invadem um sistema sem o consentimento do usuário e, quando executados, se replicam e modificam os códigos e programas do computador ou dispositivo móvel. Mas, afinal, o que isso significa?

Significa que, ao não utilizar uma boa solução antivírus, você está suscetível a ser invadido por vírus e outros tipos de malware, comprometendo seu PC ou dispositivo mobile, além de colocar em risco sua própria privacidade e segurança. Entre os efeitos causados por um vírus, podemos destacar a lentidão no sistema, o dano ou perda de arquivos, problemas no disco rígido, falhas frequentes no computador ou dispositivo mobile, perda de dados ou dificuldades ao realizar tarefas on-line e off-line.

Para evitar futuras dores de cabeça e tornar sua experiência no meio digital mais segura, separamos 11 razões para que você tenha um bom antivírus instalado! Vamos lá?

1. Proteção contra vírus e outros malwares

Uma boa solução antivírus não protege apenas contra os ataques de vírus, mas também contra outros softwares maliciosos. Por isso, atualmente muito se utiliza o termo “Antimalware”. Ao possuir uma boa proteção, o seu antivírus provavelmente irá detectar e remover as ameaças antes mesmo de causar qualquer problema ao seu dispositivo. Além disso, manter um vírus em seu PC ou dispositivo mobile abre a possibilidade para que você o passe para amigos, familiares ou para a rede que você está conectado.

Você sabia que um bom antivírus elimina diariamente uma série de ameaças sem nem você ter conhecimento? Em termos práticos, isso significa menos estresses e uma vida on-line com mais conforto e segurança.

2. Bloquear anúncios e spam

Para aqueles que navegam na internet, uma coisa é certa: não há nada pior que se deparar constantemente com anúncios e spam visivelmente maliciosos. Os anúncios pop-up e sites de spam são uma das ferramentas mais utilizadas para a propagação de vírus, e muitas vezes acabando infectando o sistema por simplesmente clicar em tais anúncios de forma acidental.

Por conta disso, muitos antivírus bloqueiam de imediato seu acesso à tais ameaças, como é o caso do McAfee, Bullguard, Malwarebytes, Norton e Kaspersky.

3. Protege seus dados e arquivos

Um bom antivírus monitora e examina seus arquivos, fazendo com qualquer suspeita prejudicial seja eliminada. Grande parte dos vírus são transmitidos através de arquivos infectados, que são capazes de comprometer seus demais arquivos, levando inclusive à perda total de dados. Atualmente, muitas pessoas dependem de arquivos salvos somente no formato virtual e, por isso, ter uma boa solução antivírus se torna ainda mais necessário.

Felizmente, muitos antivírus possuem excelentes ferramentas para a proteção de dados e arquivos, como é o caso do McAfee.

4. Defesa contra hackers e roubo de informações

Esta talvez seja uma das principais razões para se utilizar um bom software antivírus. Os hackers utilizam o vírus e demais malwares como ferramenta para acessar os dispositivos das vítimas. Desse modo, conseguem invadir a privacidade e roubar dados e informações para fins diversos. Constantemente há relatos de vítimas de hackers que tiveram seus arquivos danificados e apagados, por exemplo, além dos casos em que o hacker solicita resgate por determinadas informações ou arquivos privados e íntimos.

As formas de um hacker acessar os dispositivos das vítimas são múltiplas, mas são comumente associadas ao spam – seja através de e-mails, SMS ou até mensagens suspeitas via WhatsApp, por exemplo. Os melhores antivírus do mercado se atentam aos riscos de invasões hackers, e possuem sistemas de bloqueio antihacking em suas ferramentas, como é o caso do Malwarebytes.

5. Proteção de firewall contra spyware e ataques de phishing

De modo geral, os ataques de phishing são aqueles quando o invasor possuí como objetivo roubar informações/dados pessoais, como credenciais de login, senhas, dados de cartões de crédito, entre outros. Quando alguém é vítima de um ataque de phishing, normalmente o invasor utiliza as informações roubadas para causar prejuízos financeiros às vítimas, como, por exemplo, realizando uma série de compras on-line sem o consentimento de quem foi invadido, ou até mesmo vazando informações e arquivos pessoais.

Já o firewall é responsável por controlar o tráfego de entradas e saídas da sua rede de computadores. A proteção firewall de um bom software antivírus consegue bloquear, por exemplo, e-mails e demais formas de invasão que de alguma forma possa lhe prejudicar, protegendo-o dos ataques de phishing.

6. Garante proteção contra dispositivos externos/removíveis

Uma das principais formas de transferir arquivos entre computadores é através de dispositivos que utilizam entrada USB, como HD externos e Pen Drives. Contudo, você sabia que esses dispositivos podem servir como fonte de transmissão de vírus?

Muitas vezes, tais aparelhos USB contém arquivos infectados que são transmitidos de máquina para máquina. Mas isso significa que você não poderá mais inserir um Pen Drive ou similar em seu computador? A resposta é não.

Contudo, para extrair com tranquilidade arquivos com origem de dispositivos removíveis, será preciso um bom antivírus para realizar uma varredura e análise em todos os dispositivos para garantir que nenhum vírus seja transferido para você!

7. Protege suas senhas

Manter suas senhas seguras é uma forma fundamental de prevenir que suas contas sejam invadidas por pessoas má intencionadas. Hackers utilizam vírus e outros malwares para roubar as senhas de suas vítimas, que podem chantageá-las pedindo resgate ou usar suas senhas para acessar informações confidenciais.

Para maior proteção, você ainda pode combinar o antivírus com um gerenciador de senhas. A vantagem é que os melhores antivírus fornecem um gerenciador de senhas integrado para que você armazene suas informações de maneira segura!

8. Melhora o desempenho do seu dispositivo

Uma das principais queixas de pessoas que possuem vírus em seus dispositivos é a lentidão e mal desempenho. Certamente, dispositivos que contam com uma proteção antivírus eficiente não sofrem de tais inconvenientes causados por malwares, pois o antivírus eliminou a ameaça antes que ela pudesse causar qualquer dano real. Alguns antivírus podem até mesmo excluir e remover arquivos inúteis de fontes desconhecidas para liberar espaço em disco, aumentando a velocidade do seu dispositivo.

9. Limita o acesso de sites para melhorar a proteção da web

Muitos sites não autorizados possuem ameaças cibernéticas que, ao acessá-los, expõem seu sistema e o deixam vulnerável a vírus, spyware, ransomware, hackers, entre outros. Um bom antivírus limita seu acesso a tais sites, alertando-o dos perigos e direcionando sua navegação apenas aos sites seguros e inofensivos ao seu sistema.

10. Mantém a segurança para as crianças

Cada vez mais as crianças iniciam a inserção no mundo digital mais cedo, deixando muitos pais preocupados com a exposição e o acesso à conteúdos inadequados, uma vez que a internet possibilita boas e más conexões com o mundo externo. Embora o controle e monitoramento presencial dos pais seja fundamental para que seus filhos utilizem a internet de maneira segura e adequada, nem sempre a presença física de um responsável será possível, e em muitas ocasiões a criança utilizará um dispositivo sem qualquer supervisão.

Por isso, um software antivírus pode ser a solução para esses pais preocupados. Ele pode fornecer uma ferramenta de monitoramento que possibilita acompanhar as atividades de seus filhos de maneira segura e eficiente, através de registros de atividades.

11. Custo-benefício

Investir em um bom antivírus pode lhe economizar muito em manutenções em decorrência de qualquer tipo de malware. Em outras palavras, é mais barato ter um bom software de proteção do que arriscar perder seus dados, arquivos ou o dispositivo completo. Já imaginou ter que comprar um novo computador ou celular por algum vírus que o danificou? Além disso, a maior parte dos antivírus possuem um preço bem econômico e acessível. Inclusive, nós da Defesa Virtual ainda oferecemos cupons de desconto exclusivos para os melhores softwares de antivírus disponíveis hoje no mercado.

Para aqueles que ainda não querem investir em segurança, existem as opções gratuitas de antivírus que, embora não apresentem a eficiência dos demais, oferecem ferramentas básicas contra algumas ameaças no meio digital. De toda forma, o que não dá é ficar sem se proteger e aumentar o risco de ser invadido, não é mesmo?

E aí, vamos nos proteger?

Como vimos, um ataque malicioso pode lhe causar diversas complicações que podem ser evitadas caso você utilize um bom antivírus. Com a popularização das redes sociais e dos arquivos digitais, é importante que você proteja seus dados, e evite que tenha contas invadidas, cartões clonados e privacidade exposta, por exemplo.

Caso você tenha chegado até aqui, não se esqueça de compartilhar este artigo para seus amigos e familiares! Afinal, vamos ajudar para que cada vez menos os ataques cibernéticos prejudiquem o mundo on-line! 🙂

Autor

Lucas Santana

Cofundador do Defesa Virtual, mestrando, autor e revisor de conteúdos. Meu objetivo é desenvolver materiais especializados e auxiliar pessoas e empresas a se protegerem no meio digital.

Comentários (2)

  1. Jean fabio damasceno West
    28 de março de 2021

    aceitou tudo

    • Gustavo Bessa
      30 de março de 2021

      Olá Jean, agradecemos o seu feedback 😉.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *