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O que é spam

No geral, podemos definir spam como qualquer tipo de comunicação digital indesejada, e não solicitada, enviada em massa. Em outras palavras, isso significa que uma pessoa que recebe mensagens, ligações, e-mails, notificações e/ou de outros meios que não são desejados está sendo alvo de spam.

Muito se ouve falar sobre a sigla “spam”, mas, afinal, o que ela significa? Há divergências quanto ao significado da palavra, porém o mais aceito é o termo “Sending and Posting Advertisement in Mass”. Numa tradução livre, este termo significa: “Enviar e Postar Publicidade em Massa”. Após conhecer este termo, começamos a entender um pouco mais sobre o que ele se trata.

Alvo de SPAM

Spam é qualquer tipo de comunicação digital indesejada, e não solicitada, enviada em massa.

Gustavo Bessa (Defesa Virtual)

Os responsáveis por disseminarem spams são chamados de “spammers”. Eles podem assumir uma natureza comercial, promovendo produtos ou serviços. Mas cuidado, grande parte destes spammers também assumem uma natureza criminosa, com o intuito de roubar suas informações ou até mesmo propagar histórias falsas – as chamadas “fake news“.

Por que eu recebo spam?

Com o avanço exponencial da internet, sobretudo a partir dos anos 2000, o meio digital absorveu algumas práticas – boas e más – e vários canais de comunicação diretos entre seus usuários.

Questionamento

Se antes recebíamos cartas de correntes para doações, malas diretas de produtos (de lojas que sequer conhecíamos) e insistentes ligações com um marketing cada vez mais distantes de nossos interesses, atualmente recebemos tudo isso — em volumes muito maiores — através de diversos canais de comunicação.

Além disso, a própria existência do meio digital favoreceu criminosos em potencial. Com sua identidade supostamente anônima e/ou mascarada, esse tipo de pessoa se sente mais seguro ou confortável em praticar crimes através da internet.

E hoje, o simples fato de conviver com a tecnologia e seus meios já o expõe para a prática de spam. Entretanto, existem medidas que podem te proteger e até mesmo prevenir a frequência de tais práticas. Ao longo desta publicação, abordaremos estas medidas e apresentaremos os tópicos mais relevantes sobre o spam.

Onde o spam é encontrado?

Durante muito tempo, o spam foi associado às mensagens que chegavam no correio eletrônico, ou seja, via e-mail. Contudo, a tecnologia avançou em uma velocidade muito rápida e, com isso, o meio digital veio se adequando à nova realidade.

Caixa de entrada de e-mail cheia

Com o spam não foi diferente. Hoje, ele é fortemente disseminado em diversos meios, e não exclusivamente via e-mail.

A seguir, mostraremos onde é possível encontrar spam e quais seriam suas possíveis naturezas.

E-mail

Spam encontrado em e-mail com natureza comercial: E-mails contendo ofertas e promoções de artigos, eventos, produtos, serviços, entre outros.

Spam encontrado em e-mail com natureza criminosa: E-mails fraudulentos contendo links maliciosos que podem imitar organizações de confiança. Também conhecido como phishing.

Mensagens de texto (SMS)

Spam encontrado em mensagens de texto (SMS) com natureza comercial: Mensagens de texto contendo ofertas e promoções de cupons, descontos, produtos, serviços, entre outros.

Spam encontrado em mensagens de texto (SMS) com natureza criminosa: Mensagens de texto como ofertas para resgate de prêmios.

Ligações telefônicas

Spam encontrado em ligações telefônicas com natureza comercial: Ligações de empresas com possíveis descontos, ofertas, produtos, serviços, entre outros.

Spam encontrado em ligações telefônicas com natureza criminosa: Ligações de criminosos disfarçados que podem solicitar informações pessoais, códigos de autenticação de dois (2) fatores e ameaçar pessoas, por exemplo. Esse tipo de prática também está associado com técnicas de engenharia social.

Redes Sociais

Spam encontrado em redes sociais com natureza comercial: Campanha de anúncios que podem conter, por exemplo, eventos, ofertas, lançamento de produtos.

Spam encontrado em redes sociais com natureza criminosa: Publicações contendo links maliciosos, fake news (notícias falsas), entre outros.

Tipos de spam

De maneira similar, assim como identificamos onde podemos encontrar o spam, também identificaremos quais são os tipos existentes de spam.

Tipos de spam

Confira:

  • Boatos: Eles tratam de assuntos sérios e instigam os usuários a compartilhar com o máximo de pessoas;
  • Golpes: São aqueles que fazem promessas, tal como formas de ganhar mais dinheiro trabalhando de casa por apenas alguns minutos, mas geralmente você precisa fazer compra de algum produto ou curso;
  • Propagandas: Entre as mais comuns que circulam pela internet, elas possuem o objetivo de divulgar algum produto ou serviço;
  • Vírus: Algumas mensagens de spam carregam vírus. Nesses casos, o objetivo é infectar o maior número de máquinas e roubar dados pessoais;
  • Correntes: É certo que todo mundo já recebeu alguma corrente, inclusive de amigos ou familiares próximos. Contudo, elas costumam conter links maliciosos. Exemplo: “Envie essa mensagem e ganhe créditos: Funciona mesmo, acabou de cair no meu”. Costuma-se aparecer em redes sociais e também em mensagens de celular;
  • Ofensivos: Esse tipo de spam visa difamar e sujar a imagem de um grupo, organização, empresa ou uma pessoa específica;
  • Estelionato: Alguns tipos de spam visam capturar dados pessoais do usuário, eles pedem que você entre em certa página e insira os seus dados lá. Eles costumam se disfarçar em sites de lojas.

Perigos que o spam trás

Ser alvo de spam gera muito estresse e dor de cabeça. Isto é, além do desgaste causado por tentar se livrar dos spams, é possível que você se torne vítima de um golpe.

Perigos

E tornar-se vítima de um golpe geralmente provoca consequências estressantes e traumáticas para qualquer pessoa. Além de prejuízos financeiros, é possível que ocorra roubo de identidade, perda de privacidade, sequestro de informações, ameaças e chantagens, por exemplo.

Além disso, empresas também são constantes alvos para ataques cibernéticos. Estas, por sua vez, podem sofrer danos severos na reputação, finanças, legalidade e continuidade dos negócios.

E como pessoas físicas ou jurídicas conseguem se prevenir?

O spam afeta grande parte dos usuários da internet. Visando preparar pessoas e empresas para ter consciência do meio cibernético e suas repercussões, preparamos algumas dicas para vocês se protegerem contra os spams.

Como se prevenir
  1. Não divulgue seu e-mail e/ou número do celular em sites e plataformas desconhecidas;
  2. Acesse sites que contenham certificado de segurança;
  3. Configure sua privacidade nas redes sociais;
  4. Marque como “spam”, mensagens indesejadas que chegam em sua caixa de entrada;
  5. Não responda mensagens de spam;
  6. Leia a política de privacidade dos sites;
  7. NÃO acesse links recebidos através de compartilhamentos nas redes sociais (WhatsApp e similares, como também de e-mails). Procure encontrar as informações através dos sites oficiais ou, pelo menos, averiguar se as informações são verdadeiras. É importante ressaltar que, muitas vezes, pessoas próximas e confiáveis acabam repassando links fraudulentos e, por isso, acabamos não conferindo a procedência desses compartilhamentos;
  8. Utilize um software antivírus e o mantenha atualizado;
  9. Não passe suas informações pessoais em ligações recebidas;
  10. Entre em contato com um profissional de segurança da informação quando algo parecer suspeito.

Autor

Gustavo Bessa

Sou especialista em Segurança Cibernética e Computação Forense. O meu objetivo é ajudar pessoas e empresas a se protegerem contra ações má intencionadas no Meio Digital para minimizar prejuízos.

Comentário (1)

  1. Bia
    14 de setembro de 2020

    Sempre escutamos falar em spam, mas não sabemos o que realmente é. Adorei o conteúdo.

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